sábado, 2 de junho de 2012

São João Batista


Quando Jesus estava aproximadamente com trinta anos, João Batista iniciou sua pregação perto do Rio Jordão. Seu nome em hebraico, Yonahon, significa "Javé o abençoou". Seu pai, Zacarias, era na época um sacerdote em Jerusalém; a mãe, Isabel, era prima de Maria, mãe de Jesus.
João Batista nasceu quando os pais já eram idosos; este acontecimento também foi anunciado pelo anjo Gabriel ao pai Zacarias (Lc 1,5 - 25). De acordo com as palavras de Jesus, João Batista foi o maior de todos os profetas. No ano 27, ele apareceu como profeta, iniciando sua pregação. Alguns chegaram a acreditar que João era o Messias.
Vestia-se como os sábios eremitas essênios da época, os quais usavam uma túnica grosseira feita de pele de camelo atada a um cinto de couro (representação da liberdade, da escolha do destino de cada um), e alimentava-se de gafanhotos e mel silvestre. Para que se salvassem do pecado, as pessoas recebiam, por intermédio desse profeta, a ablução nas águas do rio Jordão (ato comum entre os essênios), prática chamada de batismo, razão por que passou ele a ser conhecido como João Batista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário